segunda-feira, 4 de maio de 2009

Factores de Risco

Hoje vou falar dos factores de risco.


Existem muitos factores (alguns causados por nós) que levam ao aparecimento de algumas doenças. Muitos desses factores, nós podemos controlar.
O que são então os factores de risco? São condições que predispõem um utente a maior risco de desenvolver uma determinada doença.


Os factores de risco podem-se dividir em 2 classes: os modificáveis e os não modificáveis.


Factores não modificáveis - são factores que não podemos mudar e por isso não podemos tratá-los. São eles:


- Hereditários: Os filhos de pessoas com determinada doença têm uma maior tendência para desenvolverem doenças desse grupo.


- Idade: São doenças que aparecem em determinada idade, como por exemplo, as doenças cardíacas têm predisposição a aparecer em idades mais avançadas, devido à perda de qualidades dos tecidos coronários que vão também envelhecendo.


- Sexo/género: Doenças que atingem mais ou só pessoas de determinado sexo/género, como por exemplo, adrenoleucodistrofia (ALD) que é uma doença genética rara, que só atinge homens, cujo problema está localizado no cromossoma X e ataca o cérebro e o sistema nervoso central.


- Etnia/raça: Doenças que atingem mais as pessoas de determinada etnia ou raça, como por exemplo, pessoas da raça negra são mais propensos a hipertensão arterial e a doença costuma ter um curso mais severo. Pessoas da África ocidental e das Caraíbas têm o dobro do risco de ter um AVC em relação a uma pessoa caucasiana.


Factores modificáveis - são factores sobre os quais podemos influenciar, mudar, prevenir ou tratar. São eles:


- Tabagismo/fumar
- Obesidade
- Sedentarismo
- Maus hábitos alimentares
- Colesterol elevado
- Hipertensão arterial
- Diabete mellitus
- Anticoncepcionais orais
- Ingestão de bebidas alcoólicas
- Uso de drogas ilícitas
entre outros…



Estes factores de risco mutáveis, com foi referido, são factores que podemos alterar e quase sempre estão relacionados com o estilo de vida de cada pessoa. Para isso basta, por vezes, alterar esse estilo de vida. Esses factores de risco mutáveis podem causar diversas patologias, algumas delas por vezes graves. Por isso mesmo, serão abordadas mais tarde, isoladamente em próximos post's.


Até breve.