sábado, 22 de agosto de 2009

"Estudo relaciona ressonar alto a maior risco de morte"

Um estudo muito importante sobre a apneia do sono e o significado do ressonar, bem como as consequências disso.


" Indivíduos que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm um risco 50% maior de morrer antes de alguém da mesma idade que não sofre dessa condição.


Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que relacionou sintomas como ressonar alto e sono difícil a uma menor expectativa de vida.


Entre homens de 40 a 70 anos, o aumento do risco é ainda maior: esses sintomas podem indicar o dobro de risco de uma morte prematura para a mesma faixa de idade, afirmaram os investigadores.


O estudo, publicado na revista científica online Public Library of Science (PLoS), acompanhou mais de 6.400 homens e mulheres durante oito anos.


Estudos anteriores já apontavam uma relação entre o ressonar alto, principal evidência das chamadas apneia e hipopneia - o fechamento total ou parcial das vias respiratórias durante o sono, respectivamente -, e a redução da expectativa de vida, sobretudo por razões cardíacas. No entanto, este é o primeiro grande estudo a estabelecer esta conexão.


Para o coordenador do estudo, Naresh Punjabi, o tema é "sério" e requer mais pesquisas para explorar a relação entre as doenças cardiovasculares e os problemas de sono.


"Essas conclusões sugerem a realização de testes clínicos para avaliar se um tratamento pode reduzir o elevado risco de morte que parece estar associado a esta disfunção comum", afirmou.


Segundo os investigadores, um em cada quatro homens e uma em cada dez mulheres têm problemas em respirar quando dormem, em casos que na maioria das vezes não são diagnosticados.


O bloqueio das vias respiratórias normalmente ocorre por conta do relaxamento da musculatura do palato superior, mas, em alguns casos, pode estar ligado a razões de anatomia.


Nos casos de apneia (ressonar não é necessariamente sempre um sinal de apneia do sono), o tratamento inclui mudanças no estilo de vida, como perder de peso - já que o excesso de gordura ao redor do pescoço favorece o bloqueio das vias respiratórias na região - e deixar de fumar."


Via: http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=1012545

Sem comentários:

Enviar um comentário